Dívidas ao fisco somam 14,6 mil milhões de euros

No ano passado mais de 3,4 mil milhões de euros foram declarados incobráveis
17 de Junho de 2013 às 10:00

Os contribuintes devem ao Fisco mais de 14,6 mil milhões de euros, avança o "Correio da Manhã", que explica que este valor representa um aumento de 2% face ao ano passado.

PUB

 

De acordo com o Boletim da Carteira da Dívida da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), citado pelo jornal, excluída a dívida incobrável, a restante dívida está repartida em partes iguais nos serviços de Finanças e nos tribunais: em 2012 a dívida activa na Finanças ultrapassava os 7,6 mil milhões (mais cerca de 8% do que em 2011) e a dívida suspensa nos tribunais atingia os sete milhões (menos 3,4% face ao ano anterior).

 

PUB

No ano passado, adianta ainda o "Correio da Manhã", mais de 3,4 mil milhões de euros foram considerados incobráveis. O valor da nova dívida instaurada aos contribuintes superou em 2012 os 2,9 mil milhões, contribuindo o IVA com 931 milhões e o IRS com 581 milhões.

 

Em 2012 existiam ainda 4,8 milhões de processos de créditos fiscais em execução de dívidas nas Finanças e nos tribunais.

PUB

 

De acordo com o jornal, a AT deverá em breve avançar com uma operação de fiscalização na rua para vigiar o cumprimento das novas regras de facturação. Sob forte vigilância o Fisco quer manter sectores de actividade como a restauração, hotelaria e cafetaria, cabeleireiros e oficinas de automóveis.

Pub
Pub
Pub