Duplo fator de autenticação no site das Finanças vai custar 14 milhões à Autoridade Tributária
O Portal das Finanças vai passar a ser mais seguro. Às várias formas de autenticação disponíveis, a Autoridade Tributária vai passar a agregar o sistema de autenticação de duplo fator que a vai obrigar a investir em telecomunicações. No total, a despesa ascende a 14 milhões de euros.
“Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros que autoriza a Autoridade Tributária e Aduaneira a realizar a despesa de até 14 milhões de euros necessária à aquisição de serviços móveis de voz e dados, voz fixa e de SMS”, refere o comunicado emitido após a reunião desta quinta-feira.
PUB
Esta verba, explica, será utilizada pela Autoridade Tributária “para o reforço da segurança de acesso ao Portal das Finanças, através do duplo fator de autenticação”.
Este segundo fator de autenticação “adiciona uma camada extra de proteção, garantindo que apenas o titular possa aceder à sua conta”, diz a Autoridade Tributária no seu portal.
Diz a Autoridade Tributária que a disponibilização do duplo fator de autenticação “será feita de forma gradual em função do tipo de utilizadores do Portal das Finanças”.
PUB
“Esta primeira fase irá ter como destinatários os contribuintes singulares sem atividade empresarial e/ou profissional. Posteriormente será extensível aos contribuintes com atividade empresarial e profissional e aos contribuintes coletivos”, acrescenta.
Saber mais sobre...
Saber mais Investimentos Economia negócios e finanças Serviços de telecomunicações Equipamentos de telecomunicação Autoridade Tributária e Aduaneira Conselho da União EuropeiaMais lidas
O Negócios recomenda