Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Carros saem mais caros às empresas

Tributações autónomas sobem tanto no IRC como para pessoas singulares com contabilidade organizada.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

As viaturas vão sair mais caras às empresas em IRS e em IRC, devido à subida das tributações autónomas.

 

Em IRS, o Governo determina que as entidades com contabilidade organizada passam a suportar uma taxa de 20% sobre os encargos dedutíveis relativos a automóveis ligeiros de passageiros ou mistos, cujo custo de aquisição seja igual ou superior a 20 mil euros, lê-se na proposta preliminar do Orçamento do Estado para 2014 a que o Negócios teve acesso. Se for inferior aos 20 mil euros, a taxa será de 10%.

 

Já no IRC as taxas de tributação autónoma variam, consoante o valor de aquisição do veículo. Assim, a taxa passa para 15% no caso de viaturas com um custo de aquisição inferior a 20 mil euros; 27,5% para viaturas com um custo entre os 20 e os 35 mil euros; e 35% para carros acima de 35 mil euros.

 

Ainda em IRC prevê-se que os contribuintes que apresentem prejuízo fiscal “no período a que respeitem quaisquer dos factos tributários referidos nos números anteriores” terão a taxa de tributação autónoma agravada em 10 pontos.

 

O objectivo deste agravamento será o de persuadir as empresas a atribuírem os veículos de serviço aos funcionários, pondo-os a pagar IRS, coisa que actualmente não acontece na maioria dos casos. 

Ver comentários
Saber mais automóveis IRC impostos Orçamento do Estado
Mais lidas
Outras Notícias