Impostos Levantar mais de 50 mil euros vai dar alerta no Fisco

Levantar mais de 50 mil euros vai dar alerta no Fisco

A Autoridade Tributária quer ser avisada sempre que alguém levante pelo menos 50 mil euros da sua conta bancária. O objectivo será combater a fraude e a evasão fiscal.
Levantar mais de 50 mil euros vai dar alerta no Fisco
António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, prepara acções de combate à fraude e evasão fiscais.
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 22 de agosto de 2018 às 09:20
Se levantar pelo menos 50 mil euros em dinheiro da sua conta bancária, o Fisco quer ficar a saber. Esta é uma das medidas que consta do Plano Estratégico de Combate à Fraude e Evasão Fiscal e Aduaneira, que elenca as prioridades para o período entre 2018 e 2020, avançam esta quarta-feira, 22 de Agosto, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias.

A medida faz parte do objectivo de reforçar as "regras nacionais quer se destinam a combater a erosão das bases tributáveis e a transferência de lucros para outras jurisdições", adianta o jornal, que explica que a ideia poderá ser a de tentar detectar mais cedo esquemas de branqueamento de capitais e de evasão fiscal.

Neste momento, o controlo do Fisco faz-se quando um cliente bancário deposita montantes elevados de dinheiro na sua conta, que indiciem um comportamento anormal face ao que é o seu habitual. Nesse caso, pode ser chamado a prestar esclarecimentos. Mas se o Fisco for avisado sempre que alguém levantar quantias avultadas de dinheiro, poderá começar o controlo mais cedo.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI