pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

PSD pede audição urgente de Rocha Andrade sobre política fiscal dos combustíveis

O PSD requereu a audição urgente do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, para prestar esclarecimentos sobre a política fiscal do Governo relativamente aos combustíveis.

Correio da Manhã
22 de Fevereiro de 2017 às 00:44

"Quando se esperava que ocorresse uma nova revisão do imposto (sobre produtos petrolíferos - ISP) neste mês de Fevereiro, uma nota do Ministério das Finanças veio esclarecer que o compromisso assumido com os portugueses em Março último era válido apenas para 2016 e que no corrente ano não existirão revisões do ISP", refere o PSD, no requerimento enviado à Assembleia da República.

Segundo o PSD, o anúncio "é surpreendente" porque o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais "havia assumido o compromisso de baixar o imposto caso o preço dos combustíveis aumentasse, tendência que tem vindo a verificar-se".

"Acresce que, a 1 de Janeiro último, o Governo procedeu a mais um aumento do ISP sobre o gasóleo, desta vez no valor de dois cêntimos por litro, por contrapartida de uma diminuição de igual montante do ISP sobre a gasolina", explica o PSD no requerimento assinado pelos deputados António Leitão Amaro e Duarte Pacheco.

Na sexta-feira passada, o Ministério das Finanças, em resposta à Lusa, garantiu que durante este ano o imposto sobre produtos petrolíferos vai manter-se sem alterações em relação ao estipulado no Orçamento do Estado (OE) para 2017.

A portaria 345 - C/2016, publicada em Diário da República a 30 de Dezembro de 2016, refere que o OE 2017 tem como base "uma descida na tributação sobre a gasolina com contrapartida numa subida de igual montante da tributação do gasóleo" e que simultaneamente foi introduzida uma "moratória na incorporação de biocombustíveis no gasóleo e gasolina, evitando a subida seus preços base".

O ministério explicou que o "conjunto das alterações será assim neutro do ponto de vista do preço do gasóleo e contribuirá para a redução do preço da gasolina".

Na portaria, lê-se de facto que, "com efeito, o artigo 176.º do Orçamento do Estado para 2017 derrogou a meta de incorporação de biocombustíveis, tendo em vista evitar por essa via uma subida de cerca de dois cêntimos no preço de todos os combustíveis".

A margem de dois cêntimos, conseguida através da anulação da meta de incorporação de biocombustíveis, permitiu "aproximar a tributação entre a gasolina e o gasóleo, reduzindo em dois cêntimos o ISP sobre a gasolina e aumentando em dois cêntimos o ISP sobre o gasóleo".

Segundo a explicação do Ministério das Finanças, o efeito das duas medidas (alteração dos biocombustíveis e alteração do ISP) permite reduzir o preço da gasolina e manter o preço do gasóleo em 2017.

No âmbito do mesmo assunto, o PSD requereu também à Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) um "estudo detalhado sobre a evolução da receita fiscal de 2016 resultante dos impostos sobre combustíveis (ISP e IVA), identificando e desagregando as suas diferentes componentes e os respectivos contributos".

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.