Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Desconto de IMI em Lisboa chega a 33 mil famílias

A Câmara de Lisboa vai aplicar descontos no imposto municipal sobre imóveis às famílias que tenham um filho ou mais. O desconto oscila entre 10% e 20% e vai aplicar-se a 33 mil famílias da capital.

Miguel Baltazar/Negócios
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 08 de Outubro de 2015 às 13:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Os lisboetas que forem proprietários de imóveis e tenham um ou mais filhos vão beneficiar de um desconto no IMI que vão pagar no próximo ano. De acordo com o director municipal de Finanças de Lisboa, Nélson Sousa, são 33 mil as famílias que vão poder beneficiar deste desconto, que será de 10% para as famílias com um filho, 15% para as que tiverem dois filhos e 20% para as que três ou mais filhos.

 

"São 33 mil os agregados familiares que vão beneficiar da redução até 20% do IMI, segundo os elementos fornecidos pela Autoridade Tributária", afirmou Nélson de Sousa, director municipal de Finanças, numa conferência de imprensa ao final desta manhã, nos paços do concelho da câmara de Lisboa.

 

De acordo com o vereador das Finanças, João Paulo Saraiva, este desconto "tem um impacto nas receitas do IMI de cerca de 1,5 milhões de euros". Ou seja, é este o montante que a câmara de Lisboa deixa de receber.

 

A atribuição do desconto às famílias com filhos é feito de forma automática, não sendo necessário fazer qualquer requerimento à autarquia. O IMI familiar está contemplado no Orçamento do Estado do corrente ano e cabe às autarquias decidirem se o vão atribuir. O desconto aplica-se ao IMI de 2015, que é pago no próximo ano.

 

A autarquia vai manter, em 2016, uma taxa de 0,3% no IMI, a mais baixa permitida por lei, além de devolver metade do IRS dos munícipes a que tem direito.


Ver comentários
Saber mais IMI desconto no IMI impostos Imposto Municipal sobre Imóveis
Outras Notícias