pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

SIFIDE representou um terço da despesa fiscal em IRC em 2022

De acordo com o relatório da despesa fiscal de 2022, as deduções à coleta atribuídas por via do SIFIDE resultaram numa despesa fiscal em sede de IRC de 444,6 milhões de euros.

investigação, ciencia, chip
investigação, ciencia, chip istockphoto
22 de Agosto de 2023 às 18:10

O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) representou cerca de um terço dos 1.432 milhões de euros da despesa fiscal em IRC observada em 2022, segundo um relatório enviado ao parlamento.

De acordo com o relatório da despesa fiscal de 2022, as deduções à coleta atribuídas por via do SIFIDE resultaram numa despesa fiscal em sede de IRC de 444,6 milhões de euros, em 2022, o que traduz uma subida de 23,2 milhões de euros face ao valor reportado no ano anterior.

As deduções à coleta do SIFIDE e também o Regime Fiscal de Apoio ao Investimento, bem como a introdução do Incentivo Fiscal à Recuperação justificam, de resto, a evolução de 0,5% da despesa fiscal do imposto que incide sobre os lucros das empresas e que ascendeu a 1.432 milhões de euros.

"Para o aumento das deduções à coleta salienta-se o impacto do SIFIDE - Sistema de Incentivos fiscais em investigação e desenvolvimento empresarial - e do RFAI - Regime Fiscal de Apoio ao Investimento, bem como a introdução do Incentivo Fiscal à Recuperação, tendo sido contrariado pela diminuição dos benefícios associados ao CFEI - Crédito fiscal extraordinário ao investimento", refere o documento.

Já o valor da despesa fiscal de IRC por via de taxas preferenciais e de deduções à matéria coletável recuou em 2022 face a 2021.

O enquadramento legal do SIFIDE foi alvo de uma alteração após ter sido detetado que este benefício estaria a ser alvo de uma dupla utilização, o que levou o Governo a pedir uma auditoria à Inspeção Geral de Finanças (IGF).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio