Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de metade das declarações de IRS liquidadas deram direito a reembolso

Até esta quarta-feira, o Fisco reembolsou cerca de 2,4 mil milhões de euros. Foram liquidadas perto de 4,5 milhões de declarações, e destas quase 2,4 milhões deram direito a reembolso. Faltam oito dias para o fim do prazo de entrega do IRS.

O preenchimento do IRS tem matérias muito complexas para as quais, dizem os fiscalistas, é muito importante conhecer a forma como o Fisco interpreta e aplica os códigos fiscais.
Vítor Mota
Paulo Ribeiro Pinto paulopinto@negocios.pt 23 de Junho de 2022 às 14:55
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O Fisco já reembolsou mais de 2,4 mil milhões de euros referentes ao IRS de 2021, tendo recebido até esta quarta-feira, 22 de junho, cerca de 5,1 milhões de declarações.

"No âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou cerca de 2.420 milhões de euros", refere uma nota do Ministério das Finanças, acrescentando que "até agora, foram entregues cerca de 5,1 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes".

Através do IRS automático foram submetidas 34% das declarações, ou seja, os contribuintes optaram por manter os dados pré-preenchidos da AT. Por outro lado, 66% das declarações foram submetidas de forma manual.

O Ministério das Finanças indica que das 5,1 milhões de declarações entregues foram já liquidadas cerca de 4,5 milhões. Destas, quase 2,4 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes.

Mas também houve contribuintes que tiveram de pagar no acerto de contas. "Foram emitidas cerca de 802 mil notas de cobrança, num total de 1.162 milhões de euros". Para as restantes declarações não houve lugar a reembolso ou nota de cobrança.

Os contribuintes podem entregar a declaração de rendimentos referente a 2021 até ao dia 30 de junho.
Ver comentários
Saber mais Fisco IRS Ministério das Finanças política orçamento do estado e impostos economia negócios e finanças
Outras Notícias