Atendimento do cartão de cidadão reforçado na próxima semana
A partir da semana que vem abrem nove novos espaços de cidadão no Algarve em Ferragudo, Porches, Alcoutim, Martim Longo, Altura, Azinhal, Odeleite, Portimão e Olhão, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Justiça. A região, recorde-se, é uma daquelas que mais problemas tem registado no atendimento ao nível do cartão de cidadão.
PUB
Em Lisboa haverá igualmente medidas de contingência para a conservatória da Avenida Fontes Pereira de Melo e para o Campus de Justiça, onde as filas se sucedem diariamente. Assim, nestes dois postos de atendimento o horário de abertura passa a ser às sete da manhã para entrega de senhas com indicação da hora previsível de atendimento.
PUB
Por outro lado, também nestes dois locais, o Governo decidiu disponibilizar atendimento assistido para que, sendo possível, as pessoas que vão renovar o seu cartão de cidadão o possam fazer online, com apoio e sem terem de esperar na fila. Esta medida, assegura fonte oficial do Ministério de Francisca Van Dunem, "será brevemente alargada a todos os balcões do Instituto dos Registos e Notariado em que se justifique um descongestionamento da pressão de atendimento".
PUB
Renovação online ou senhas na net
PUB
Desde 20 de junho, recorde-se, passou a ser possível aos cidadãos com mais de 25 anos e com chave móvel digital ou leitor do cartão de cidadão renovarem online o seu documento de identificação.
PUB
Por outro lado, o pedido de renovação pode ser feito em alguns espaços de cidadão (36 na Área Metropolitana da Lisboa) ou por marcação. Recentemente, os serviços passaram a enviar, via SMS, alertas para a aproximação do fim do prazo de validade do cartão de cidadão, já com uma proposta de data e local para o agendamento.
PUB
Nas lojas de cidadão, caso das Laranjeiras, em Lisboa, é possível tirar a senha através da internet, no portal dos serviços públicos, o ePortugal.gov.pt . Neste caso, o utilizador será informado quando faltarem algumas senhas para a sua vez, o que significa que não terá, nem de ir de manhã cedo para a fila, nem de ficar depois lá à espera da sua vez.
PUB
O Ministério da Justiça garante que as medidas que tem vindo a tomar "já resultaram numa descompressão do atendimento" e que "regista-se uma diminuição significativa das filas de atendimento nos balcões do IRN da área metropolitana de Lisboa, nomeadamente na Conservatória da Av. Fontes Pereira de Melo, onde, em vários dias das últimas semanas, não ocorreu o encerramento antecipado de senhas, permitindo a disponibilização das mesmas durante todo o período de atendimento (9h às 19h)".
Saber mais sobre...
Saber mais Algarve Ministério da Justiça Registos e notariado cartão de cidadão loja de cidadãoQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda