Governo abre concursos para juízes e magistrados do Ministério Público
O Ministério da Justiça anunciou esta segunda-feira a abertura de concursos para 126 novos auditores de Justiça, que visam reforçar o número de juízes nos tribunais judiciais, administrativos e fiscais e de magistrados do Ministério Público.
PUB
Os concursos, que foram também esta segunda-feira publicados em Diário da República, decorrem junto do Centro de Estudos Judiciários, onde foram ainda abertas vagas para a formação de juízes presidentes, coordenadores do Ministério Público e administradores judiciários.
Em causa nos 126 novos auditores anunciados está o ingresso de 28 juízes para os tribunais judiciais, 56 magistrados do Ministério Público e 42 juízes para os Tribunais Administrativos e Fiscais. A tutela recorda, em nota enviada à comunicação social, que estes últimos tribunais "apenas dispõem de 154 magistrados na primeira instância".
PUB
De acordo com o ministério liderado por Francisca Van Dunem, a abertura destes concursos tem impacto financeiro "neutro" no orçamento da Justiça, "por via das aposentações ocorridas e previstas durante o presente ano judiciário".Por outro lado, o ministério abriu 50 vagas em cursos de formação para juízes presidentes de tribunais de comarca e magistrados do Ministério Público coordenadores (15 vagas para cada um) e 20 para Administradores Judiciários.
"Procura-se assim, melhorar a capacitação dos agentes judiciários, tendo em conta o alargado leque de competências de gestão introduzidas pela reforma do mapa judiciário", refere a mesma nota.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Ministério da Justiça Francisca Van Dunem crime lei e justiça Centro de Estudos JudiciáriosAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda