Lisboa: Ministério da Justiça prepara alternativa ao Campus de Justiça

Em 2018 o Governo vai apresentar um plano de relocalização dos tribunais do Campus de Justiça de Lisboa. O compromisso consta do relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2018, mas eventuais saídas só acontecerão em 2019.
ministra da justiça Francisca Van Dunem
Miguel Baltazar
Filomena Lança 16 de Outubro de 2017 às 10:52

O gabinete de Francisca Van Dunem terá como missão em 2018 apresentar um "plano de relocalização dos tribunais do Campus de Justiça de Lisboa e dos serviços centrais do Ministério da Justiça". A medida consta do relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2018, mas, segundo fonte oficial do Ministério da Justiça, a haver saídas para outro local elas não acontecerão ainda em 2018.

PUB

 

Nos 11 edifícios do Campus de Justiça estão, entre outros, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, os tribunais de instrução criminal, de família e menores, de execução de penas, do comércio, marítimo, tributário e o tribunal administrativo. É também lá que funcionam os juízos criminais de Lisboa e vários serviços ligados aos registos prediais e de automóvel.

PUB

 

O contrato de arrendamento foi assinado em 2008 por um prazo de 20 anos, segundo notícias da altura. Os elevados custos das rendas obrigaram a uma renegociação de valores em 2012 e actualmente a factura mensal ronda os 1,2 milhões de euros.

 

PUB

Uma denúncia antecipada do contrato por parte do Estado poderia obrigar ao pagamento de uma indemnização ao fundo que é actualmente o senhorio, uma hipótese que, a avaliar pela decisão agora inscrita no relatório da proposta de OE, estará a ser considerada. 

Pub
Pub
Pub