Maria José Morgado substitui Van Dunem na PGR de Lisboa
Maria José Morgado vai substituir Francisca Van Dunem na Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, foi decidido esta terça-feira, 1 de Dezembro.
PUB
"O conselho superior do Ministério Público deliberou, por unanimidade, nomear, em comissão de serviço, para o lugar de Procuradora-Geral Distrital de Lisboa (artigo 126.º n.º 1 e 2 do Estatuto do Ministério Público) a procuradora-geral adjunta Maria José Morgado", assinala uma nota de imprensa emitida pela PGR.
PUB
Maria José Morgado, até aqui líder do Departamento Central de Investigação Penal (DIAP) de Lisboa, vai ocupar o lugar preenchido por Francisca Van Dunem, que saiu em direcção ao Governo liderado por António Costa. Van Dunem é a ministra da Justiça.
PUB
A PGR é o organismo mais alto do Ministério Público – o órgão que tem o poder de representar o Estado. O Ministério Público divide-se em quatro procuradorias-gerais distritais (Lisboa, Porto, Coimbra e Évora). Em Lisboa, há cinco comarcas abrangidas: Açores, Lisboa, Lisboa Norte, Lisboa Oeste e Madeira.
PUB
Cada uma destas procuradorias-gerais distritais é dirigida por um procurador-geral adjunto, como é o caso de Maria José Morgado. É habitual que exerça funções em comissão de serviço, como também se verifica.
PUB
Em comarcas com demasiado volume processual, é possível existir Departamentos de Investigação e Acção Penal (DIAP). Lisboa é um exemplo. Maria José Morgado dirige o DIAP de Lisboa – aqui, as estruturas dirigem inquéritos sobre crimes cometidos na comarca.
No DIAP, a dirigente esteve a liderar o processo de averiguação de eventual corrupção desportiva no chamado processo Apito Dourado.
PUB
(Notícia actualizada pela última vez às 12h15)
Mais lidas
O Negócios recomenda