Gestor do Novo Banco: MP e PJ fazem buscas. Suspeitas de fraude fiscal e branqueamento
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
As buscas são conhecidas após o Novo Banco ter comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter destituído "com justa causa" Carlos Brandão, que tinha a pasta do risco. Em causa estão "operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal", tendo o banco apresentado uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR).
A decisão foi tomada no seguimento da identificação, através de processos internos do Novo Banco, "de operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal, as quais deram origem a uma denúncia às autoridades".
PUB
Quem é Carlos Brandão, o gestor demitido?
Carlos Brandão é licenciado em Economia, tem um mestrado em Gestão Comercial e Marketing. Entrou no Novo Banco como diretor coordenador do Departamento de Risco em julho de 2017 e em agosto de 2022 foi nomeado membro executivo do conselho de administração.
PUB
Antes disso, o até aqui administrador com o pelouro de risco foi diretor nessa mesma área no Banco Santander Totta e Barclays Bank, tendo ainda passado pelo Barclays Bank em Portugal, primeiro como Chief Risk Officer e, em 2016, como Country Manager da instituição.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda