Van Dunem: “Não se podem confundir divergências com ataques à autonomia e independência”
Sem entrar em grandes detalhes sobre a proposta apresentada pelo Governo, Francisca Van Dunem lembrou que está em causa uma adaptação à lei de organização judiciária e que "não é pretensão do Governo reeditar a propósito da revisão [dos estatutos], o debate sobre questões de fundo que ali se estabilizaram".
PUB
As propostas, disse, "orientam-se pelo sentido da especialidade dos tribunais de 1º instância" e avança, por exemplo, para a implementação de juízos sociais e de execução fiscal. Ao nível dos Tribunais Administrativos e Fiscais, "o que se pretende é avançar para um sistema semelhante ao da jurisdição comum", afirmou.
A ministra da Justiça está esta quarta-feira, 7 de Junho, no Parlamento, numa audição na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Apesar de ser uma audição regimental, de prestação de contas ao Parlamento, por parte do Governo, o tema forte da sessão acabaria por ser a revisão em curso dos estatutos do Magistrados Judiciais e dos Magistrados do Ministério Público.
PUB
O tema tem marcado a agenda do Ministério nas últimas semanas, com os representantes sindicais dos magistrados a tecerem fortes críticas às propostas que lhe foram apresentadas pela ministra, e foi por aí que começou a oposição nas suas intervenções.
Recorde-se que os magistrados judiciais têm sobre a mesa uma hipótese de greve, que poderá afectar a realização das eleições autárquicas. E esta terça-feira, António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, afirmou que "se não houver uma inflexão em algumas matérias estruturantes o sindicato entrará em guerra aberta com o Ministério da Justiça e com o Governo". O magistrado voltou a sublinhar que a proposta de revisão dos estatutos que receberam do Ministério, é "uma tentativa de subjugar a magistratura do Ministério Público", sendo que, em alguns aspectos, chega a "haver um aniquilamento de direitos e uma grande carga de deveres, incompreensíveis, perante os magistrados".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Governo Magistrados Judiciais ministra da Justiça Francisca Van DunemA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda