Guilherme Figueiredo é o novo bastonário da Ordem dos Advogados
Guilherme Figueiredo foi eleito bastonário da ordem dos Advogados, depois de ter vencido a segunda volta das eleições que teve lugar a 6 de Dezembro.
PUB
De acordo com o site da ordem, Guilherme Figueiredo (Lista H), obteve 9.862 votos, mais 669 do que a actual bastonária (9.193). Elina Fraga tinha vencido na primeira volta, (8.706 votos contra 7.838 de Guilherme Figueiredo), mas terá sido decisivo o apoio do terceiro candidato ao seu adversário.
PUB
O candidato a bastonário Jerónimo Martins fez na semana passada um apelo ao voto em Guilherme Figueiredo, que terá assim recebido grande parte dos 1.374 votos do candidato que ficou em terceiro lugar na primeira volta.
PUB
Ao contrário das eleições de 2014, neste acto eleitoral para o triénio 2017-2019 não foi automaticamente eleito o candidato mais votado, já que os novos estatutos da Ordem dos Advogados vieram subordinar a eleição do novo bastonário à obtenção de mais de 50% dos votos.
PUB
Em entrevista ao Negócios em Outubro o novo bastonário defendeu uma "gestão transparente das contas da Ordem dos Advogados" e considerou que "ministra da Justiça é talvez das pessoas mais políticas do Governo".
PUB
António Costeira Faustino foi eleito para a direção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores, com 4.292 votos, e Carla Cadilhe para o Conselho de Fiscalização, com 6.359, indica ainda a página da Ordem dos Advogados.
PUB
(Correcção: No último parágrafo era referido que Oliveira Gomes tinha sido eleito, quando na verdade foi António Costeira Faustino. Aos visados, as nossas desculpas.)
Saber mais sobre...
Saber mais Guilherme Figueiredo Elina Fraga Jerónimo Martins Ordem dos AdvogadosMais lidas
O Negócios recomenda