Filho de Eduardo dos Santos exonerado do Fundo Soberano
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou esta quarta-feira, 10 de Janeiro, a administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), presidida por José Filomeno dos Santos (na foto), tendo nomeado Carlos Alberto Lopes para liderar a instituição.
PUB
A informação sobre a exoneração, "por conveniência de serviço", foi transmitida hoje pela Casa Civil do Presidente da República em nota enviada à agência Lusa, em Luanda, passando o FSDEA, que gere activos do Estado angolano de 5.000 milhões de dólares, a ser presidido por Carlos Alberto Lopes, até agora secretário para os Assuntos Sociais do chefe de Estado.
José Filomeno dos Santos é o último dos filhos de José Eduardo dos Santos a ser afastado do aparelho dos Estado, mas em Novembro do ano passado já tinha sido alvo de João Lourenço, quando o Governo de Angola rescindiu o contrato de concessão que havia firmado com a Bromangol, empresa que detinha o monopólio das análises laboratoriais de alimentos e tinha ligações a José Filomeno dos Santos.
PUB
Esta segunda-feira, numa entrevista colectiva que se realizou no palácio presidencial, em Luanda, João Lourenço tinha dado indicações de que a saída de José Filomeno dos Santos era praticamente garantida. Na altura, questionado a esse propósito, o chefe de Estado afirmou "pode acontecer".
O presidente angolano explicou, nessa ocasião, que havia sido contratada uma empresa para avaliação do funcionamento do Fundo, tendo o diagnóstico sido entregue ao Ministério das Finanças, que deveria apresentar, no próximos dias, um conjunto de medidas a implementar naquele organismo.
PUB
Questionado sobre se estava a perseguir a família de Eduardo dos Santos com esta exonerações, João Lourenço argumentou que tal era "uma forma incorrecta de se analisar o problema". "Não perseguimos pessoas", garantiu".
Depois de Isabel dos Santos, que exonerou do cargo de presidente do conselho de administração da petrolífera estatal Sonangol, e de ter ordenado a rescisão do contrato entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e a empresa Semba Comunicações, detida por Welwítschia "Tchizé" e José Paulino dos Santos "Coreon Dú" para a gestão do segundo canal, José Filomeno dos Santos é o quarto filho do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos a ser afastado do poder por João Lourenço, empossado em Setembro último.
PUB
Na entrevista colectiva que marcou os seus 100 dias de mandato, João Lourenço afirmou que a rescisão do contrato com a Semba se fez exclusivamente por motivos de gestão. "O contrato era bastante desfavorável ao Estado" e foi esse contexto que esteve na base da decisão. "Eram situações que comprovadamente eram lesivas dos interesses do Estado", sublinhou.
Quanto a Isabel dos Santos, explicou a sua exoneração da presidência da Sonangol por "conveniência de serviço".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais José Filomeno dos Santos João Lourenço Luanda Isabel dos Santos Sonangol políticaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda