Lagarde chega a Luanda para oficializar empréstimo de 3,7 mil milhões de dólares a Angola

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega hoje a Luanda para uma visita oficial de dia e meio a Angola, onde oficializará o empréstimo de 3,7 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros) da instituição.
Christine Lagarde FMI
EPA
Lusa 20 de Dezembro de 2018 às 07:44

Christine Lagarde será recebida à tarde, pouco depois de aterrar em Luanda, pelo Presidente de Angola, João Lourenço, após o que haverá declarações à imprensa nos jardins do Palácio Presidencial.

PUB

 

Depois, a directora-geral do FMI fará uma visita de cortesia ao ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto, voltando posteriormente ao Palácio Presidencial para participar num jantar oferecido por João Lourenço.

PUB

 

Trata-se da segunda vez que Lagarde e Lourenço se encontram este ano, depois da reunião, a 23 de Janeiro, realizada em Genebra, à margem do Fórum Económico Mundial, que a economista francesa descreveu então como "muito construtivo" e em que foram analisados temas como a estabilidade macroeconómica e crescimento inclusivo em benefício dos angolanos.

 

PUB

A 06 deste mês, num comunicado a anunciar a visita, o Ministério das Finanças angolano indicou que as negociações para o empréstimo do FMI, iniciadas formalmente a 01 de agosto último, são o pano de fundo da visita, uma vez aprovado o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, o que aconteceu a 14 deste mês.

 

Durante a visita, que representa o ponto mais alto na relação entre Angola e o FMI, serão discutidos e analisados os programas a serem implementados em prol da alavancagem da economia.

PUB

 

Pub
Pub
Pub