Mil milhões a caminho do Corredor do Lobito

Fundo Soberano de Angola e Mitrelli criam plataforma de investimento. Cada uma das partes irá entrar com 50 milhões de dólares.
Presidentes do FDSEA e do Grupo Mitrelli assinaram memorando.
DR
Celso Filipe, em Angola 24 de Junho de 2025 às 13:00

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) e o grupo Mitrelli chegaram a acordo para lançar a Plataforma de Investimento e Desenvolvimento do Corredor do Lobito, através da qual esperam angariar mil milhões de dólares (868 milhões de euros ao câmbio atual). Para já, o FEDSA e a Mitrelli comprometem-se a investir 50 milhões de dólares (43,4 milhões de euros) cada nesta plataforma, na qual também deverão participar os governos da Zâmbia e República Democrática do Congo.

O memorando de entendimento foi assinado pelo presidente do FSDEA, Armando Manuel, e o fundador e residente do grupo Mitrelli, Hiam Taib, durante a cimeira de negócios EUA-África que está a decorrer em Luanda, capital de Angola

PUB

A finalidade desta plataforma é a de investir em projetos catalisadores nas áreas da agricultura, infraestruturas, saúde, indústria ligeira, educação e inclusão digital, que criem valor económico, ajudem ao desenvolvimento das comunidades locais e promovam a integração regional.

A plataforma pretende atrair o capital de investidores institucionais e privados,  assim como parceiros soberanos e investidores privados. Todos os projetos serão avaliados e selecionados por um comité de investimento independente, através de concursos públicos, garantindo o alinhamento estratégico, o impacto, a viabilidade técnica e a sustentabilidade financeira.

“Ao combinarmos capital catalisador com parcerias de longo prazo, incluindo o envolvimento vital dos Estados Unidos e de instituições financeiras de desenvolvimento, pretendemos desbloquear todo o potencial deste corredor – não só para o povo angolano, mas para toda a região”,  afirma Armando Manuel, presidente do FSDEA, em comunicado.

PUB
40%COMÉRCIO
Numa década, o corredor irá aumentar o comércio intra-SADC entre 30% a 40%.  


PUB
40%TRANSPORTES
Com o Corredor do Lobito os custos de transporte serão reduzidos em 40%.


50%EXPORTAÇÃO
Os prazos de exportação serão reduzidos em mais de 50%.


15COMÉRCIO
O corredor vai desbloquear entre 10 a 15 mil milhões de dólares em novos fluxos comerciais anuais.

Estas projeções são validades pelo Banco Africano de Desenvolvimento, AUDA-NEPAD, Banco Mundial e UNCTAD.

PUB

*O jornalista viajou a convite do grupo Carrinho

Pub
Pub
Pub