Brasil regista primeira queda da inflação numa década

No acumulado dos 12 meses até Junho, os preços ao consumidor abrandaram ainda mais, abrindo porta a mais estímulos por parte da autoridade monetária.
Michel Temer Brasil
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 07 de Julho de 2017 às 13:43

A economia brasileira experimentou em Junho o primeiro crescimento negativo de preços em 11 anos, ao registar uma queda dos preços em 0,23%, um recuo ainda maior do que o esperado pelos analistas que apontavam para -0,18%.

Os dados foram divulgados esta sexta-feira, 7 de Julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que regista assim a primeira queda desde Junho de 2006, avança o jornal Folha de São Paulo.

PUB

Em Maio o índice nacional de preços ao consumidor (INPC) tinha subido 0,31%.

No que diz respeito ao período acumulado dos 12 meses terminados em Junho, o índice de preços atenuou o crescimento, tendo ficado em 3%, abaixo dos 4,5% que constituem a meta do governo de Michel Temer - tal como já tinha acontecido no mês anterior, quando os preços tinham crescido 3,6%.

Este é o 10.º mês consecutivo de cedências dos preços, levando a inflação acumulada para o valor mais baixo desde Abril de 2007, nota o Financial Times.

PUB

O periódico financeiro acrescenta que esta redução dos preços deverá criar condições para que a autoridade monetária do país proceda a novos cortes nos juros do país como forma de estímulo à economia estagnada e a braços com o elevado desemprego.

Saber mais sobre...
Saber mais Brasil deflação inflação preços
Pub
Pub
Pub