Criação de emprego nos EUA em junho foi 50% acima do esperado
A reabertura parcial da economia nos EUA após o confinamento devido à pandemia da covid-19 permitiu a criação de 4,8 milhões de empregos no mês de junho, um valor 50% acima das estimativas dos analistas, que previam que fossem gerados 3,2 milhões de postos de trabalho, revelou esta quinta-feira o Departamento do Trabalho norte-americano.
Os setores do lazer e hospitalidade registaram um aumento de 2,1 milhões de empregos, destaca o comunicado. No entanto, o total de empregados ainda é 14,7 milhões inferior aos níveis de fevereiro.
PUB
Já a taxa de desemprego desceu para 11,1% em junho, menos 2,2 pontos percentuais do que os 13,3% registados em maio. A estimativa média dos analistas apontava para uma descida mais modesta na taxa de desemprego na maior economia mundial com o consenso a fixar-se nos 12,5%.
O número de desempregados diminuiu em 3,2 milhões, para 17,8 milhões de pessoas.
O Departamento do Trabalho nota, contudo, que "apesar do desemprego ter caído em maio e junho, a taxa de desemprego encontra-se 7,6 pontos percentuais acima dos valores de fevereiro e o número de desempregados é superior em 12 milhões de pessoas".
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda