Economia dos EUA cresce 3,8% no segundo trimestre

Quebra nas importações e aumento dos gastos dos consumidores justificam crescimento.
Economia dos EUA cresce 3,8% no segundo trimestre
Jacquelyn Martin/AP
Rui da Rocha Ferreira 14:05

O Produto Interno Bruto dos EUA cresceu 3,8% no segundo trimestre do ano, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Gabinete de Análise Económica dos EUA (BEA na sigla em inglês), naquela que é a terceira leitura da entidade sobre este período da economia americana. Este é o maior crescimento em quase dois anos e contrasta com a contração registada no primeiro trimestre do ano, que foi de 0,6%.

"O aumento no Produto Interno Bruto no segundo trimestre reflete maioritariamente a quebra nas importações, que são subtraídas no cálculo do PIB, e um aumento nos gastos dos consumidores. Estes movimentos foram parcialmente compensados por quebras nos investimentos e exportações" lê-se no .

PUB

Face à segunda estimativa do Gabinete de Estatísticas dos EUA, o PIB foi revisto em alta em 0,5 pontos percentuais.

As vendas a compradores privados domésticos – que combinam os gastos dos consumidores e o investimento privado bruto – aumentou 2,9% entre abril e junho, uma revisão em alta de um ponto percentual.

"Da perpsetiva da indústria, o aumento no PIB reflete um aumento de 10,2% em valor real para as indústrias privadas de bens e de 3,5% nas indústrias privadas de serviços", lê-se ainda no relatório do BEA.

PUB
Pub
Pub
Pub