Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Prisioneiros da liberdade

02.09.2021

Relatos fantasiosos ou exagerados ou paranoicos ou sem nenhum pé no mundo real são histórias tão válidas e poderosas quanto outras quaisquer. Há quem morra ou faça morrer para fazer valer os seus pontos de vista. Sempre foi assim, sempre será.

Somos todos biodegradáveis

19.08.2021

Até aqui o percurso de Val serviria perfeitamente para caracterizar um profissional que geriu mal o seu percurso, mas que aproveitou uma última chance para provar que a competência sempre esteve lá, faltava apenas a maturidade.

Uma ordem aparente, uma desordem real

05.08.2021

Nada, nem a tragédia, nem o envelhecimento nos tornam muito piores ou melhores, somos mais ou menos sempre os mesmos, apenas ganhamos rugas e perdemos cabelos.

O rapaz das fotografias eternas

23.07.2021

Pete ajudou a moldar aquilo que gravámos nas nossas memórias como a era Reagan. Vale lembrar que foi Reagan quem reinaugurou o estilo moderno de uma presidência americana mais descontraída, desconstruída, mais humana e, se calhar, sublime paradoxo, mais mitificada.

1971: o ano em que a música mudou tudo

09.07.2021

Eles são apresentados como génios ingénuos. Quem assiste à série (que eu recomendo vivamente) sabe sempre mais do que as personagens sobre elas mesmas. Tal efeito nunca foi tão encantador.

Um realista esperançoso

11.06.2021

No momento em que o psicopata que o Brasil tem como Presidente leva a Copa América para o país (se calhar, para comemorar os 500 mil mortos oficiais pela covid) cabe lembrar que ele não faz isso sozinho. Faz com o apoio de grandes marcas internacionais.

Feliz 1984

26.05.2021

Ainda há qualquer coisa de romântico na forma como vivemos o mundo. É como se conceitos abstratos como “honra”, “a palavra de um homem” ou “o seu depoimento ficará para os livros de história” ainda fizessem sentido para todos. Não faz. Nunca fez, em boa verdade.

Um estranho caso de culpa

18.05.2021

Juízes que se imaginam perfeitos são perigosos para a justiça. Via de regra, cometerão absurdos, pois um ser humano que se crê blindado ao erro pode ser tudo menos um ser humano.

Para o seu Camões particular

12.05.2021

Recuperado, hoje vive numa vila ao sul do Tejo. Mas o Poema sabe que Feliz nunca mais. Perdeu aquele seu ar de criança, que alguns chamavam pateta, mas que era apenas a opção de um esteta inábil com as palavras mas cheio de amor.

Cada um tem o apocalipse que merece

05.05.2021

Suspeitamos de que o apocalipse anda por aí disfarçado de vírus, de célula terrorista, de crack, de glúten, de colesterol, de algoritmo nas redes sociais. O apocalipse aparece-nos como um doce veneno da modernidade.

O pior de nós

27.04.2021

Lembro dessas personagens sempre que esbarro em figuras como Trump, Bolsonaro, Beppe Grillo e os seus genéricos nacionais. E recordo que foi para eles que se criou a palavra “caquistocracia”, o sistema de governo em que os líderes são escolhidos por serem os piores cidadãos.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio