Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O controlo remoto da vida

12.01.2023

A cada história descobrimos que quanto mais o ser humano tenta ter controlo do seu destino, mais se atrapalha. Brincar de Deus é doloroso para quem não passa de um simples mortal.

Aos nossos contemporâneos

08.12.2022

Perder contemporâneos significa perder também um pouco de nós mesmos. O mundo nunca fica melhor com menos pessoas talentosas e generosas em partilhar os seus talentos.

Nazismo tropical

10.11.2022

Uma das ações mais eficientes de Bolsonaro foi provocar um apagão de dados e estudos sociais. O Brasil é hoje um país onde nada funciona direito, ninguém confia em ninguém e todos apenas imaginam o que vão encontrar debaixo do tapete quando o atual inquilino do Palácio do Planalto de Brasília for posto para fora.

A Santa Paciência

13.10.2022

Afinal, fingir, simular e adiar são três dos verbos que mais temos prazer na conjugação. Mas proponho, pois, o exercício de encontrar outras e melhores palavras. Até porque tenho a ideia de que só com números não vamos lá.

Imbrochável

29.09.2022

A lixeira da memória coletiva só não se encontra mais cheia pela nossa incapacidade de lembrar de todos os malfeitos e de todos os malfeitores.

Nem bolachas, nem biscoitos

18.08.2022

Espero que a cartinha chegue ao seu destino. E que esse destino seja livre, radioso e com bolachas, biscoitos e outros alimentos na mesa dos mais de 30 milhões de brasileiros agora famintos.

Elvis: o preço do sucesso

21.07.2022

E lá foram. Até que Elvis cumpriu, 20 anos e milhões de dólares depois, o seu destino de ser digerido pela máquina comercial que o cercou até à morte. No fim, era pouco mais de que um animal de circo. Minto, era um pouco menos.

Quanto vale um grande prémio?

07.07.2022

Tive vários momentos em que Fausto acenou-me de longe ou cumprimentou-me de perto. Educadamente, sempre dei bom-dia, sacudi os ombros e fui embora. Nunca fiz vida de café com Fausto, ou permiti que me apresentasse a Mefistófeles, o que seria o caminho mais fácil para o sucesso.

O tempo não pára

24.06.2022

Já no instante em que estava na bilheteira e disse “Quero um ingresso para ‘Top Gun’” senti uma estranha sensação positiva de déjà-vu. A última vez que havia pronunciado tal frase com propriedade havia sido há quase 40 anos. Foi como se eu tivesse entrado num lapso temporal.

Quando a justiça cai da escada

13.05.2022

O guionista e realizador Antonio Campos demonstra total segurança na condução da narrativa. Ele, ponto a ponto, tricota aquilo que se revelará uma rede que nos apanha como peixes à deriva.

A reinvenção do trabalho

28.04.2022

Nunca antes na história uma geração tão refratária ao trabalho chegou ao poder como a que estamos agora. Talvez venha daí o fenómeno chamado “O Grande Despedimento” que assola os EUA.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio