Estados Unidos garantem à Turquia que querem "novo começo" nas relações bilaterais  

A Turquia está a tentar restabelecer as melhores relações com a administração de Donald Trump, depois de uma acentuada degradação das mesmas durante os mandatos de Barack Obama.
turquia golpe estado julho 2016 Binali Yildirim primeiro ministro
Reuters
Lusa 19 de Fevereiro de 2017 às 18:06

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, sublinhou ao primeiro-ministro turco, Binali Yildirim (na foto), que a nova administração dos Estados Unidos deseja um "novo início" nas relações entre os dois estados aliados, de acordo com a imprensa turca de hoje.

PUB

 

A Turquia está a tentar restabelecer as melhores relações com a administração de Donald Trump, depois de uma acentuada degradação das mesmas durante os mandatos de Barack Obama.

PUB

 

Pence terá deixado claro que os Estados Unidos estão prontos para inverter o estado das coisas durante um encontro no último sábado à margem da Conferência para a Segurança que hoje termina em Munique, reportou o canal NTV, de acordo com a agência France Press.

PUB

 

Na semana passada, o novo director da CIA, Mike Pompeo, visitou Ancara, menos de 48 horas depois de Donald Trump ter falado pela primeira vez ao telefone com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

 

PUB

Yildirim garantiu a Pence que a Turquia está "pronta para todos os tipos de cooperação" no que concerne a questão do clérigo turco exilado nos Estados Unidos, líder da oposição turca, Fethullah Güllen, acrescentou a NTV.

 

Güllen, dirigente de uma irmandade que se opõe ao governo turco desde 2013, e exilado nos Estados Unidos, na Pensilvânia, é acusado por Ancara de ter orquestrado a tentativa de golpe de Estado militar de 15 de Julho, assim como de estar implicado na morte do embaixador russo, Andrei Karlov, em Dezembro último.

PUB

 

Ancara insistiu por diversas vezes na extradição de Güllen, o que foi sempre ignorado pela anterior administração norte-americana, que remeteu a questão para o foro jurídico.

 

PUB

Yildirim afirmou agora que um eventual sinal no sentido da extradição do religioso turco "abriria uma nova página" nas relações bilaterais, indicou a NTV.

 

A Casa Branca fez saber através de um comunicado que os dois responsáveis políticos discutiram "vias para acelerar os esforços conjuntos para derrotar o grupo Estado Islâmico" e que Pence reiterou compromisso dos Estados Unidos em relação à Turquia, enquanto aliado estratégico no seio da NATO.

PUB

 

Os dois dirigentes discutiram ainda ideias para uma solução permanente para o conflito sírio.

Pub
Pub
Pub