Guerra reacesa? Trump sugere que DOGE reveja subsídios concedidos ao império de Musk. CEO da Tesla responde
Há mais um capítulo na troca de "farpas" entre Donald Trump e Elon Musk. Na rede social Truth Social, o Presidente dos EUA sugeriu que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) deve reavaliar todos os subsídios concedidos às empresas lideradas por Elon Musk, já que, sem estes benefícios atribuídos ao antigo presidente da comissão, se poderia poupar "muito dinheiro".
"Elon pode receber mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e, sem subsídios, provavelmente teria que fechar as portas e voltar para a África do Sul", escreveu o Presidente norte-americano. E continua: "Chega de lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos, e nosso país economizaria uma fortuna. Talvez devêssemos pedir ao DOGE para analisar isto com atenção? Muito dinheiro seria poupado!!!".
PUB
Elon Musk não se deixou ficar e, recorrendo à sua plataforma social - o X, antigo Twitter -, escreveu "estou literalmente a dizer: cortem tudo. Agora.".
A troca de acusações entre os dois antigos parceiros da Administração dos EUA aprofunda-se sobre o projeto de lei de cortes de impostos e gastos. Esta terça-feira o projeto será votado pelo Senado e o fundador da Tesla renovou os ataques feitos à legislação no mês passando, ao dizer que, caso seja aprovado, a proposta levaria "ao maior aumento da dívida da história" dos EUA. Aliás, Musk ameaçou mesmo criar um novo partido político, como "uma alternativa ao partido único Democrata-Republicano".
PUB
De acordo com o Financial Times, os seis negócios liderados Musk lucram perto de 20 mil milhões de dólares em contratos governamentais. Mas, o bilionário insiste que foram todos "ganhos por mérito". Por exemplo, a Tesla recebeu mais de 2,8 mil milhões de dólares em subsídios estaduais e federais, enquanto a SpaceX, que opera o programa espacial norte-americano, ou seja, arrecada também ela bilhões de dólares subsídios.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Política Acusação Crédito e dívida Empresas Elon Musk Tesla Donald Trump Estados Unidos África do SulQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda