Inflação nos EUA mantém-se nos 2,7% em dezembro
O índice de preços no consumidor (CPI na sigla em inglês) dos EUA manteve-se em 2,7% em dezembro, sem ajustes sazonais, o mesmo valor de variação anual que tinha sido registado em novembro. Já na variação em cadeia, os preços com ajustes sazonais avançaram 0,3% no último mês do ano.
"O índice de energia aumentou 2,3% nos 12 meses terminados em dezembro, enquanto o índice dos alimentos registou um acréscimo de 3,1% no último ano", lê-se na análise do Departamento de Estatísticas de Trabalho dos EUA (Bureau of Labor Statistics).
PUB
Já na variação mensal, o BLS atribui aos custos com a habitação a maior influência para a subida de preços em cadeia (mais 0,4%), mas também foram registadas subidas nos preços dos alimentos (0,3%) e da energia (0,3%)
Em alguns itens específicos, os preços até registaram um recuo na variação em cadeia: gasolina (- 0,5%), carros e carrinhas usadas (- 1,1%)
A inflação subjacente (conhecida como core inflation), que exclui os preços de bens de valor volátil, como os da energia e alimentos, situou-se nos 2,6%, sem ajustes sazonais. Já a variação mensal da inflação "core" foi de 0,2%.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda