Inflação no consumo nos EUA sobe 2,7% em agosto
O índice de preços das despesas pessoais de consumo (PCE) dos EUA aumentou 2,7% em agosto quando comparado com igual período do ano anterior. O valor foi revelado nesta sexta-feira pelo Gabinete de Análise Económica do Departamento de Comércio dos EUA. O índice PCE é considerado como o indicador de inflação preferido da Reserva Federal (Fed) dos EUA para a análise das políticas monetárias.
Já o índice de preços subjacentes (core) – isto é, que exclui os preços da energia e alimentos por serem mais voláteis – subiu 2,9% em agosto numa base anual. Nas variações em cadeia, o índice PCE avançou 0,3% face a julho e o índice "core" avançou 0,2%.
PUB
O valor coloca a inflação acima da meta de 2% ambicionada pelo banco central dos EUA.
Na nota divulgada nesta sexta-feira, o gabinete estatístico americano sublinha ainda que os rendimentos pessoais dos americanos subiram 0,4% numa análise mensal, para os 95,7 mil milhões de dólares, e que as despesas de consumo pessoal aumentaram 0,6% para os 129,2 mil milhões de dólares, mostrando assim que os consumidores estão resilientes face ao aumento de custos dos produtos.
Já nesta quinta-feira tinha sido conhecido que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3,8% no segundo trimestre do ano, naquela que foi a terceira leitura do Gabinete de Análise Económica. O valor foi revisto em alta em 0,5 pontos percentuais face à segunda estimativa do BEA.
PUB
(Notícia atualizada às 14:11 horas com mais informação)
Mais lidas
O Negócios recomenda