Número de despedimentos em janeiro nos EUA no nível mais elevado desde 2009

Também as intenções de contratação das empresas caíram 13%, marcando igualmente o pior arranque de ano desde a compilação destes dados.
Número de despedimentos em janeiro nos EUA no nível mais elevado desde 2009
Jan Woitas
Rui da Rocha Ferreira 14:38

O número de despedimentos registados no mercado de trabalho norte-americano no mês de janeiro foi de 108.435 pessoas, o que representa um salto de 118% em comparação com igual período do ano anterior. Este é o maior número de despedimentos no primeiro mês do ano desde 2009, segundo dados da empresa Challenger, Gray & Christmas.

Também as intenções de contratação das empresas caíram 13%, marcando igualmente o pior mês neste registo desde 2009.

PUB

O que estes valores mostram, segundo a análise da empresa Challenger, é que os empresários estão mais pessimistas para o ano de 2026.

"Geralmente vemos um grande número de cortes em postos de trabalho no primeiro trimestre, mas este é um total muito elevado para janeiro. (...) Significa que muitos destes planos [de despedimento] foram preparados no final de 2025, sinalizando que os empregadores estão menos otimistas sobre as perspetivas para 2026", analisa Andy Challenger, diretor de receitas da empresa que compilou os dados.

Metade dos postos de trabalho que foram eliminados no mês de janeiro dizem respeito a planos de redução de pessoal de três grandes empresas: Amazon, UPS e United Parcel. Outros nomes conhecidos que fizeram aumentar o número de despedimentos em janeiro incluem nomes como Nike, Peloton e a empresa de químicos Dow.

PUB
Pub
Pub
Pub