Powell responde a críticas com gastos de 2,5 mil milhões em renovação da Fed
O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, defendeu-se quinta-feira das críticas por parte de elementos próximos do Presidente dos EUA quanto aos mais de 2,5 mil milhões de dólares dispendidos na renovação da sede da instituição. Numa carta dirigida a Russ Vought, diretor do Gabinete de Gestão e Orçamernto da Casa Branca, Powell começa por garantir que a Fed "leva a sério a responsabilidade do bom uso dos recursos públicos no cumprimento dos nossos deveres atribuídos pelo Congresso em nome do povo americano".
A missiva surge em resposta a uma carta de Vought, no passado dia 10 de julho, em que este classificava a renovação do edifício da Fed como "uma renovação ostentosa", criticando os elevados custos do projeto e onde pedia a Powell que desse detalhes sobre a renovação no prazo de sete dias úteis.
PUB
Em causa está a renovação de dois edifícios históricos da Reserva Federal na sua sede em Washington. Os elevados custos das obras emergiram como nova arma de arremesso na batalha entre Donald Trump e os seus aliados contra Powell, que tem sido um dos alvos preferidos de Trump devido ao adiamento do alívio das taxas diretoras nos Estados Unidos.
O membro do "board" da Fed Christopher Waller, um republicano nomeado por Trump em 2020, culpou quinta-feira, após um discurso em Nova Iorque, parte dos custos com a inflação. "Todos os projetos de constução de que oiço falar têm sido pressionados pela subida dos preço. Não estou a defender isto, mas não é invulgar". "E temos tido uma inflação muito acima do que esperávamos em 2017 [quando a obra foi adjudicada]. Isso é obviamente um fator", acrescentou.
Saber mais sobre...
Saber mais Inflação Jerome Powell Donald Trump Estados Unidos Washington D.C. Casa Branca Nova IorqueQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda