Presidente do México: Já "informámos a Casa Branca que não estarei" no encontro de terça-feira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quarta-feira, 25 de Janeiro, duas ordens executivas para aumentar a segurança nas fronteiras e reprimir os imigrantes que vivem ilegalmente no país, tal como estava previsto. Em causa está a construção do muro entre a fronteira dos Estados Unidos e o México e a retirada de fundos federais às chamadas "cidades santuário", que não prendem ou detêm os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, ou seja, protegem a deportação de indocumentados.
PUB
O presidente do México reagiu, reiterando que o seu país não vai pagar um muro que separe as duas nações. "Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que há anos nos divide em vez de nos unir. O México não acredita em muros", afirmou Enrique Peña Nieto, numa mensagem transmitida na quarta-feira pela televisão, em que reiterou que o México não vai arcar com as despesas do muro.
PUB
Mas não esperou pela resposta do presidente dos EUA, que através do Twitter disse que se não está interessado em pagar, o melhor será mesmo cancelar o encontro entre os dois líderes, agendado para 31 de Janeiro.
PUB
"Os EUA têm um défice comercial com o México de 60 mil milhões de dólares. Tem sido um negócio com apenas um lado desde o início da NAFTA, com perdas de postos de trabalho e empresas massivas. Se o México não quer pagar pelo, muito necessário, muro, então é melhor cancelar a reunião agendada."
PUB
The U.S. has a 60 billion dollar trade deficit with Mexico. It has been a one-sided deal from the beginning of NAFTA with massive numbers...
O ex-presidente do México, Vicente Fox Quesada, também usou o Twitter para mandar uma mensagem para os EUA. "Sean Spicer [porta-voz da Casa Branca], já disse isto a Donald Trump e vou dizê-lo a ti: o México não vai pagar o muro".
PUB
Sean Spicer, I've said this to @realDonaldTrump and now I'll tell you: Mexico is not going to pay for that fucking wall. #FuckingWall
PUB
O presidente do México entretanto também se pronunciou, revelando que não estará presente no encontro que está agendado. "Esta manhã informámos a Casa Branca que não estarei na reunião de trabalho programa para a próxima terça-feira", revelou o presidente do México através da sua conta Twitter. O responsável adiantou ainda que: "O México reitera a sua vontade de trabalhar com os EUA para alcançar acordos favoráveis a ambas as nações".
PUB
México reitera su voluntad de trabajar con los Estados Unidos para lograr acuerdos en favor de ambas naciones.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda