Primeira baixa na Administração Trump? Conselheiro de segurança nacional estará de saída
O conselheiro de segurança nacional da Administração Trump e o seu adjunto estarão de saída, segundo avançam vários jornais norte-americanos.
PUB
Em causa estará o facto de Mike Waltz ter adicionado um jornalista da revista The Atlantic a um grupo de mensagem da rede Signal onde altos responsáveis de segurança discutiam os plano de ataque aos rebeldes Houthis no Iémen. De saída estará também o adjunto Alex Wong.
A confirmarem-se estas notícias, serão as primeiras demissões no topo do segundo mandato de Donald Trump na Casa Branca, dois dias depois de terem sido assinalados os 100 dias de mandato.
Goldberg publicou o relato das conversas e, inicialmente, omitiu detalhes operacionais, mas após o secretário da Defesa Pete Hegseth, a diretora da Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, e o diretor da CIA, John Ratcliffe, terem negado a partilha de informação classificada no grupo, o jornalista publicou também essa informação, que incluía o momento dos ataques e o tipo de armamento utilizado.
PUB
Uma fonte familiarizada com esta questão indicou à CBS que o Presidente considera que já passou tempo suficiente desde o incidente no Signal, permitindo que as saídas de Waltz e Wong sejam enquadradas como parte de uma reorganização.
Wong desempenhou funções no primeiro mandato de Trump como representante especial adjunto para a Coreia do Norte e também como secretário adjunto para o Leste Asiático e o Pacífico no Departamento de Estado.
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda