Tillerson renuncia a 180 milhões de dólares em acções para integrar administração Trump
Na passada terça-feira, 3 de Janeiro, Rex Tillerson cancelou o acordo de pagamento de 2 milhões de acções da Exxon Mobil, avaliadas em cerca de 182 milhões de dólares, ao longo dos próximos 10 anos. O novo plano prevê a criação de um fundo de cerca de 179 milhões de dólares pagos em prestações àquele que poderá vir a ser o novo secretário de Estado.
PUB
Rex Tillerson pretende assim cortar relações financeiras com a Exxon Mobil, empresa onde até ao final de Dezembro acumulou as funções de presidente e director executivo.
PUB
Segundo o Financial Times, o pagamento poderá garantir que Tillerson não agirá de acordo com os interesses da multinacional de petróleo e gás enquanto desempenha o cargo ao serviço da administração Trump. No entanto, a Exxon Mobil pretende manter a sua política de pagamento a directores executivos para que estes se tornem investidores a longo prazo.
O valor certo do pagamento inicial dependeria dos preços das acções da Exxon Mobil aquando da decisão de Tillerson. O montante sofreria o corte de cerca de 3 milhões de dólares por valores de mercado, segundo pedido de entidades federais de ética. Rex Tillerson poderia comprar activos, mas seria proibido de investir o fundo na empresa que presidiu até ao final do ano passado.
PUB
O novo acordo prevê que Tillerson não volte a trabalhar para ExxonMobil durante os próximos 10 anos, mesmo quando cessar as suas actividades ao serviço do governo norte-americano.
PUB
Além do fundo, Tillerson venderá as suas cerca de 600.000 acções na Exxon, que negociavam a 90,89 dólares cada no fecho de Wall Street na passada terça-feira. O antigo CEO da companhia de petróleo e gás renunciará ainda a 4,1 milhões de dólares em bónus monetários, seguro médico e dentário e aconselhamento fiscal.
Tillerson confirmará a sua decisão sobre se aceita o cargo de secretariado de Estado a 11 de Janeiro.
PUB
O mesmo jornal refere que senadores republicanos como Marco Rubio e John McCain se mostraram preocupados com as relações entre Tillerson e Vladimir Putin.
PUB
No passado mês de Dezembro, Donald Trump confirmou que o CEO da Exxon Mobil faria parte da sua administração enquanto secretário de Estado. Nas palavras de Trump, Tillerson "vai ser um defensor poderoso e com uma visão clara dos vitais interesses da América, ajudando a reverter anos de política externa errada e acções que enfraqueceram a segurança nos Estados Unidos e no mundo".
Mais lidas
O Negócios recomenda