Trump responde a Merkel: "Isto vai mudar"

O presidente norte-americano queixou-se esta manhã do défice comercial na relação com a Alemanha e voltou a insistir no subfinanciamento da NATO. É "muito mau para os Estados Unidos," argumentou.
1/2
Foto: Reuters Foto: Reuters G7 Sicília Merkel Trump
Paulo Zacarias Gomes 30 de Maio de 2017 às 12:32

O presidente norte-americano reagiu esta terça-feira, 30 de Maio, às palavras de domingo da chanceler alemã, quando Angela Merkel sugeriu que, com o Brexit e a nova administração Trump, era chegada a altura de a Europa lutar "pelo seu próprio destino" e não "depender completamente" dos aliados britânico e norte-americano.

PUB

"Temos um défice comercial GIGANTE com a Alemanha, além de que eles pagam MUITO MENOS do que deviam na NATO & defesa. Muito mau para os Estados Unidos. Isto vai mudar," prometeu Donald Trump numa mensagem colocada no Twitter esta manhã, sem concretizar as consequências deste aviso.

PUB

We have a MASSIVE trade deficit with Germany, plus they pay FAR LESS than they should on NATO & military. Very bad for U.S. This will change

Ontem, Merkel não recuou nas reservas que diz ter quanto ao empenho dos EUA nos compromissos internacionais com a Europa, mas afirmou-se uma "transatlantista convicta". E já hoje, minutos antes do "tweet" de Trump, a chanceler tinha-se referido, após um encontro com o primeiro-ministro indiano, que a relação da Europa com a Índia "é de grande importância e de forma nenhuma dirigida contra outras relações e certamente não contra os laços trans-atlênticos, que têm sido muito importantes para nós e assim permanecerão no futuro." 

PUB

As palavras de Trump repetem as deixadas na reunião magna da Aliança Atlântica, durante a qual o presidente norte-americano insistiu na tónica do financiamento desequilibrado entre os membros da Nato, reclamando que os restantes países paguem o que devem e gastem mais em defesa.

Também a cimeira do G7 ficou marcada por reparos do inquilino da Casa Branca à Alemanha, que considerou perante o presidente do conselho europeu Donald Tusk e o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que os alemães são "maus, muito maus".

PUB

"Vejam os milhares de automóveis que vendem nos Estados Unidos. Vamos pará-los", terá dito Trump, segundo o "Der Spiegel", em novas críticas do presidente contra a indústria automóvel alemã.

Já o adversário da chanceler alemã nas eleições federais de Setembro próximo, Martin Schulz, apelidou esta terça-feira Trump de ser o "destruidor de todos os valores ocidentais", acrescentando que alguém tem de se opôr a "um homem com esta ideologia de rearmamento.

PUB

(Notícia actualizada às 15:03 com mais informação; substituída referência ao presidente indiano por primeiro-ministro indiano)

Saber mais sobre...
Saber mais Donald Trump Angela Merkel Alemanha EUA
Pub
Pub
Pub