"Shutdown" mais perto do fim depois de democratas terem dado sinais de acordo
Um grupo de democratas moderados concordou em apoiar um acordo para reestabelecer o financiamento de alguns departamentos e agências. Contudo, mesmo que seja aprovado, a paralisação ainda poderá continuar por alguns dias.
A paralisação do governo federal está mais perto do fim, depois de um grupo de democratas moderados ter concordado em apoiar um acordo para reestabelecer o financiamento de alguns departamentos e agências no próximo ano, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg.
No âmbito do acordo, o Congresso aprovaria o financiamento por um ano dos Departamentos da Agricultura, Assuntos dos Veteranos e o próprio Congresso, enquanto outras agências seriam financiadas até 30 de janeiro.
O diploma prevê o pagamento dos trabalhadores federais que foram dispensados e retomaria os pagamentos retidos aos estados e municípios, de acordo com a agência.
A câmara alta deve agora proceder a uma votação de teste. Se o voto for bem sucedido, o Senado terá de obter o consentimento de todos os membros para terminar com o “shutdown” rapidamente, o que significa que qualquer senador pode travar o processo.
A Câmara dos Representantes terá depois de aprovar o diploma para reabrir o governo e o presidente da câmara baixa disse que dará um pré-aviso de dois dias para o regresso dos congressistas.
A aprovação pela câmara baixa não esta garantida, visto que alguns democratas têm rejeitado qualquer acordo que não prolongue os benefícios de saúde do programa conhecido cmo Obamacare, o que não está contemplado neste diploma. Já os republicanos querem um acordo que garanta o financiamento do governo federal até 30 de setembro.
Mais lidas