Um discurso de Trump, demissões e a ameaça de um processo milionário. O que está em causa na polémica que abala a BBC?
A edição do discurso do Presidente dos EUA no dia em que o Capitólio foi invadido levou à demissão de responsáveis de topo da estação pública britânica. Trump não está satisfeito e ameaça processar a empresa.
Pouco antes das eleições presidenciais de 2024 nos EUA, o programa Panorama da BBC transmitiu um documentário intitulado "Trump: Uma Segunda Oportunidade?", que recuperava imagens de um discurso proferido por Donald Trump, a 6 de janeiro de 2021, antes de uma multidão de apoiantes invadir o Capitólio, em Washington.
Os editores juntaram duas partes do discurso de 2021, proferidas com quase uma hora de diferença, no que parecia ser uma única frase em que Trump exortava os apoiantes a marcharem com ele e "lutarem com todas as forças". Entre as partes cortadas estava uma parte em que Trump dizia que queria que os apoiantes se manifestassem pacificamente.
No domingo, o diretor geral da BBC Tim Davie e a diretora de informação da emissora Deborah Turness demitiram-se devido a acusações de parcialidade por causa da edição do documentário.
Numa carta de demissão enviada aos funcionários, Davie disse: "Foram cometidos alguns erros e, como diretor-geral, tenho de assumir a responsabilidade final". Turness defendeu os jornalistas da emissora, garantindo que a BBC "não é institucionalmente tendenciosa", mas admitiu terem sido "cometidos erros".
O presidente da BBC, Samir Shah, pediu desculpas pelo "erro de julgamento" e disse que a emissora "aceita que a forma como o discurso foi editado deu a impressão de um apelo direto à ação violenta".
No mesmo dia, Trump saudou as demissões de Davie e Turness e afirmou que a forma como o discurso foi editado foi uma tentativa de "interferir nas eleições presidenciais". Trump publicou uma mensagem na rede social Truth Social com uma ligação para o jornal britânico Daily Telegraph, agradecendo-lhe por ter exposto jornalistas "corruptos e desonestos" de um país estrangeiro.
Esta segunda-feira, a BBC afirmou ter recebido uma carta do Presidente dos Estados Unidos a ameaçar com uma ação judicial pela edição de um discurso num documentário transmitido pela emissora britânica. Questionada sobre a carta de Trump, a BBC disse que "vai analisar a carta e responder diretamente na devida altura", de acordo com um comunicado.
Mais lidas