O que é o Estreito de Ormuz e qual a sua importância?

Tem apenas 33 quilómetros no seu ponto mais estreito, mas por ali passa cerca de um quinto do petróleo consumido em todo o mundo e 20% do gás consumido a nível global. Se encerrasse, os impactos na economia global depressa seriam sentidos.
O que é o Estreito de Ormuz e qual a sua importância?
Cláudia Arsénio 23 de Junho de 2025 às 14:24

O Estreito de Ormuz liga o golfo Pérsico ao golfo de Omã e é um dos pontos estratégicos para o comércio mundial.  Tem apenas 33 quilómetros de largura no seu ponto mais estreito.

PUB

Cerca de um quinto do petróleo consumido em todo o mundo passa por este estreito, assim como 20% do gás consumido a nível global. Arábia Saudita, Irão, Kuwait, Iraque e Emirados Árabes Unidos, utilizam esta passagem para escoar petróleo e gás, principalmente para a Ásia. A Europa importa petróleo e gás natural liquefeito dos países do Golfo e grande parte passa pelo estreito.

PUB

Entre 2022 e maio deste ano, circularam no estreito entre 18 milhões e 21 milhões de barris de crude por dia.

Os preços globais do petróleo disparariam e a Europa poderia enfrentar escassez de energia, especialmente em países dependentes do Médio Oriente. Um aumento repentino do preço do petróleo aumentaria a inflação - colocando em causa os objetivos dos bancos centrais - e perturbaria as indústrias em toda a Europa.

PUB

Seria muito prejudicial para a China e outras economias asiáticas. 84% do petróleo bruto e 83% do gás natural liquefeito que passaram pelo estreito no ano passado tinham como destino a Ásia.

PUB

Se o Irão decidir bloquear o estreito, a decisão não é vinculativa porque o país não controla a totalidade da rota. Uma parte das águas territoriais pertence a Omã. No entanto, o Irão pode impor disrupções significativas ao funcionamento do Estreito de Ormuz.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos criaram infraestruturas para transportar parte do petróleo bruto por outras vias. Os sauditas operam o oleoduto Este-Oeste com capacidade para 5 milhões de barris por dia, e os EAU têm um oleoduto ligado ao terminal de Fujairah, no Golfo de Omã.

PUB

Não. Houve vários momento de tensão na região, nomeadamente nas décadas de 1970 e 1980, mas o Estreito de Ormuz nunca chegou a ser fechado.

Pub
Pub
Pub