Arábia Saudita vai investir 600 mil milhões de dólares nos EUA

Os primeiros acordos visam fortalecer a segurança energética, a indústria da defesa, a tecnologia e os mineirais críticos norte-americanos. Entre os contratos destacados pela Casa Branca contam-se vários na área da Inteligência Artificial. Investimento pode chegar a um bilião, garantiu príncipe herdeiro.
Alex Brandon / AP
Bárbara Cardoso 13 de Maio de 2025 às 15:31

A Arábia Saudita comprometeu-se a investir 600 mil milhões de dólares na economia norte-americana. O anúncio foi feito pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que se encontra num périplo pelo Médio Oriente de forma a reforçar os laços económicos com este parceiro. 

Um comunicado divulgado pela Casa Branca indica que os primeiros acordos estabelecidos visam investir na segurança energética, na indústria da defesa, na "liderança" tecnológica, assim como o acesso a infraestruturas e a minerais críticos. 

PUB

As parcerias estendem-se a todo o tipo de setores e totalizam o maior conjunto de acordos comerciais já celebrado entre os EUA e a Arábia Saudita. "Os acordos celebrados hoje são históricos e transformadores para ambos os países e representam uma nova era de ouro de parceria entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita", refere o comunicado.

Entre os principais contratos, a Administração Trump destaca o investimento de 20 mil milhões de dólares da saudita DataVolt em data centers de inteligência artificial e infraestruturas de energia em terras norte-americanas. Esta empresa compromete-se ainda, em conjunto com outras como a Google, a Oracle, a Salesforce, a AMD e a Uber, a aplicar verbas num total de mil milhões de dólares em tecnologias de ponta em ambos os países. 

Na defesa, os dois países assinaram "o maior acordo de vendas na área da Defesa da história": o país do Médio Oriente irá comprar a empresas norte-americanas material militar que ronda os 142 mil milhões de dólares. "As vendas que pretendemos concluir enquadram-se em cinco grandes categorias: avanço da força aérea e capacidades espaciais, defesa aérea e de mísseis, segurança marítima e costeira, segurança de fronteira e modernização das forças terrestres e atualizações de sistemas de informação e comunicação", explicíta a Casa Branca. 

PUB

O comunicado refere também que grandes infraestruturas como o Aeroporto Internacional de King Salman, o Parque King Salman, The Vault e Qiddiya City estão a ser construídos por "empresas americanas icónicas", como a Hill International, Jacobs, Parsons e AECOM, que irão equivaler a dois mil milhões de dólares em exportações de serviços norte-americanos. 

Na energia, a GE Vernova vai exportar turbinas a gás e outras soluções para a Arábia Saudita num investimento de 14,2 mil milhões e, no transporte, seguirão aeronaves de passageiros da Boeing 737-8 para a AviLease, num total de 4,8 mil milhões de dólares.

PUB

Na saúde, a Shamekh IV Solutions vai injetar 5,8 mil milhões de dólares nos EUA, incluindo uma fábrica de grandes dimensões no estado de Michigan para desenvolver soro fisiológico.

Mais tarde, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, afirmou mesmo que o país vai trabalhar para aumentar os investimentos nos EUA para um bilião de dólares.

PUB

Notícia atualizada às 16:49h com as declarações do príncipe herdeiro da Arábia Saudita.

Pub
Pub
Pub