Democratas agendam voto no Congresso para limitar a ação militar de Trump com o Irão

A maioria democrata na câmara baixa do Congresso vai votar para limitar o raio de ação do presidente norte-americano face à crescente tensão com o Irão.
Nancy Pelosi
Reuters
Tiago Varzim 06 de Janeiro de 2020 às 07:55

A presidente da câmara dos representantes, a democrata Nancy Pelosi, anunciou este domingo, 5 de janeiro, que irá introduzir uma resolução sobre os poderes de guerra para limitar as ações militares do presidente norte-americano, Donald Trump, em relação ao Irão.

PUB

Esta resolução irá determinar que se o Congresso não aprovar alguma ação contra o Irão, a administração norte-americana terá de terminar as hostilidades militares contra os iranianos dentro de 30 dias. Um texto semelhante entrará no Senado pela mão do senador Tim Kaine. 

Este voto chega numa altura em que os Estados Unidos estão a enviar milhares de militares para o Médio Oriente após terem morto o general iraniano Qasem Soleimani. 

PUB

Para Pelosi "na semana passada a administração Trump conduziu um ataque aéreo militar provocativo e desproporcionado tendo como alvos generais iranianos". "Esta ação colocou em perigo os nossos membros ao serviço, diplomatas e outros ao ter arriscado uma escalada séria das tensões com o Irão", apontou.

Desde o ataque que tem sido discutida a legalidade da ação do presidente por este não ter alegadamente consultado o congresso. Donald Trump atacou a câmara dos representantes, controlada pelos democratas, afirmando que iria responder de imediato caso o Irão retaliasse. 

PUB

Em resposta, o comité do congresso responsável pelas relações externas recordou ao presidente norte-americano a legislação aprovada em 1973 que limita os poderes dos presidentes numa situação de conflito armado. Apenas o congresso tem o poder de declarar guerra.

Pub
Pub
Pub