Portugal entre os países com mais liberdade do mundo

O relatório Freedom in the World 2017 distingue os países com mais liberdade do mundo. Portugal ocupa o 11.º lugar.
1/11
Foto: Ville Mannikko Foto: Tomm W. Christiansen Foto: Casper Hedberg Foto: reuters Foto: Brendon Thorne Foto: Linus Hook Foto: Alexander De Leon Battista
Raquel Murgeira 19 de Abril de 2018 às 12:42

O relatório anual Freedom in the World identifica os países com mais liberdade do mundo. Portugal ocupa a 11.ª posição no ranking com um grau de liberdade de 97 pontos em 100.

PUB

A liberdade é medida em termos de liberdade civil e direitos políticos dos cidadãos através de uma recolha e avaliação da informação divulgada nos meios de comunicação de cada país, artigos de pesquisa, documentos governamentais e outras fontes.

Dos 27 países incluídos na lista, Portugal ocupa o 11.º lugar com 97 pontos. Segundo o relatório a liberdade civil em Portugal é "bem protegida", no entanto, as preocupações recaem sobre a corrupção no país, sendo nomeado o caso de investigação ao ex-primeiro ministro José Sócrates, bem como restrições legais ao jornalismo, principalmente nas leis relacionadas com o sigilo judicial e ainda "pobres e abusivas condições aos prisioneiros".

PUB

Portugal surge na lista depois da Dinamarca (10.º) também com 97 pontos e antes de São Marinho (12.º) igualmente com 97 pontos.

A Suécia, a Finlândia e a Noruega encontram-se empatadas no primeiro lugar com uma pontuação total de 100 pontos. O topo deste ranking corresponde em grande parte à lista das Nações Unidas dos 10 países mais felizes do mundo em 2018.

A edição de 2018 do relatório Freedom in the World cobriu os acontecimentos em 195 países e 14 territórios, desde Janeiro até Dezembro de 2017.

PUB

Dos 49 países considerados no relatório como sem liberdade no mundo, três tiveram as piores pontuações: Síria (-1), Sudão do Sul (2) e Eritreia (3). 

Pub
Pub
Pub