Popularidade de Putin continua em níveis históricos
Aproximadamente nove a cada dez russos aprovam a prestação e imagem do seu presidente. Os resultados surgem num estudo realizado pelo centro analítico Levada que mostra ainda que os cidadãos estão satisfeitos com a forma como o Governo russo está a lidar com o conflito com a vizinha Ucrânia.
PUB
Os níveis de aprovação do presidente da Rússia nunca estiveram tão altos, tendo em consideração o período. Depois de uma taxa recorde em Junho (89%), Vladimir Putin volta a destacar-se. Apesar de ver diminuir o nível de aprovação, em Julho, este continua em níveis históricos (87%). O presidente da Rússia destaca-se assim dos restantes líderes mundiais que não conseguem reunir tão grande consenso entre a opinião pública.
PUB
Se compararmos o líder russo a Barack Obama, Vladimir Putin conquista quase mais 40% de aprovação. No grupo dos líderes do G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos) só a líder alemã consegue um resultado aproximado de Putin, com 67%.
PUB
No poder há mais de 15 anos, o presidente Russo chegou ao Kremlin em Março de 2000 com 53% dos votos, numa altura em que quase um terço da Rússia vivia abaixo do limiar de pobreza, decorria um conflito com a Chechénia e o legado económico e político da União Soviética ainda estava muito presente.
PUB
Com 62 anos e presidente da Rússia pela terceira vez, depois de um intervalo como primeiro-ministro entre 2008 e 2012, Putin conquistou níveis de aprovação mais altos quando a Rússia se envolveu em conflitos. A última vez que tinha conquistado resultados tão positivos, com 88% em 2008, a Rússia vencia a guerra com a Geórgia.
PUB
Quando venceu as eleições presidenciais em Março de 2012, a aprovação de Putin girava à volta dos 70%, valor que desce em Agosto do mesmo ano, com a sentença do caso das Pussy Riot.
PUB
Uma das explicações para o sucesso do líder russo é a manipulação da sua própria imagem através do seu controlo da comunicação social russa. Apesar dos russos serem uma das nações que mais tempo passa na internet, o Governo russo certificou-se que teria a sua própria versão de Facebook, a VKontakte, a rede social mais usada na Rússia.
Por outro lado, também as sanções ocidentais podem ter ajudado Putin a conquistar o apoio dos cidadãos, uma vez que uma grande maioria olha para as medidas ocidentais como ferramentas de tentativa de humilhação e enfraquecimento.
PUB
Além disso, nos últimos anos, os russos viram a sua economia crescer para quase o dobro desde 2000, apesar de o ritmo de crescimento ter estagnado em 2007. Apesar de 53% da população depender de apoios sociais, Moscovo tornou-se numa das cidades com mais milionários. Também o número de pessoas a viverem abaixo da linha de pobreza diminuiu de quase três em cada dez quando Putin chegou ao poder, para 11% em 2013, que se mantém até agora, segundo dados do Banco Mundial, citados pelo Guardian.
Saber mais sobre...
Saber mais Governo Rússia Vladimir Putin Barack Obama Kremlin Russo União Soviética Moscovo Estados Unidos políticaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda