Teerão diz que ataque dos EUA foi "golpe irreparável" no Tratado de Não-Proliferação
O Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNPN) sofreu um "golpe irreparável" durante o fim de semana com os ataques dos Estados Unidos, disse esta segunda-feira o enviado iraniano à Agência Internacional de Energia Atómica, Reza Najafi.
O responsável iraniano classificou a participação de Washington nos ataques como "um acto de agressão" que "desferiu um golpe irreparável no regime internacional de não-proliferação, mostrando de forma conclusiva que o atual enquadramento do TNPN é ineficaz".
PUB
Najafi não especificou se Teerão pondera retirar-se do Tratado, o que significaria que a agência nuclear da ONU não poderia continuar a inspecionar as instalações nucleares do Irão.
Durante o fim de semana os EUA lançaram uma vasta operação militar visando três instalações nucleares no país: Fordow, Natanz e Isfahan. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que essas instalações foram "obliteradas".
Saber mais sobre...
Saber mais Tratado Estados Unidos Teerão Reza Najafi Donald Trump Agência Internacional de Energia Atómica Organização das Nações UnidasMais lidas
O Negócios recomenda