Trump mais perto da nomeação depois de desistência de Ted Cruz

Trump ganhou as primárias de Indiana e garantiu uma vantagem que pode ditar a sua nomeação na convenção de Julho do Partido Republicado. Ted Cruz desistiu. Bernie Sanders ganhou pelos democratas, mas não afastou Clinton.

Clique para ver

04 de Maio de 2016 às 07:52

Donald Trump venceu as primárias do Estado de Indiana. Contados que estão praticamente todos os votos, Trump garante mais 51 delegados, depois de conquistar mais de 53% dos votos. Os 36% de Ted Cruz ditaram a sua derrota e a saída da corrida à nomeação dos republicanos à Casa Branca.

PUB

"Parece que o caminho se fechou. Juntos deixámos tudo no terreno em Indiana, mas os eleitores escolheram outro caminho. E com o coração pesado, mas com optimismo, em nome do futuro da nossa nação suspendo a minha campanha, mas não suspendo a minha luta pela liberdade". Palavras de Ted Cruz depois da derrota em Indiana, deixando o caminho ainda mais aberto para Trump.

PUB

Depois da vitória em Indiana, Donald Trump, que ganhou 26 das 44 eleições já realizadas, já conta com o apoio de mais de mil delegados, dos 1.237 necessários para ganhar a nomeação na convenção de Julho. 

PUB

Em jogo, nas restantes primárias republicanas estão 445 lugares, mas basta a Trump garantir mais 220 delegados. O que significa que se ganhar em dois estados como a Califórnia e Nova Jérsia a nomeação estará garantida. 

As primárias nestes estados decorrerão a 7 de Junho. A convenção será de 18 a 21 de Julho.

PUB

A nomeação acontecerá nessa convenção, devendo sair opositor de Hillary Clinton, que, apesar de ter perdido em Indiana, não deverá ter posto em risco a liderança na corrida à nomeação pelo Partido Democrata. Bernie Sanders aproximou-se de Clinton, que ainda tem mais delegados.

 

PUB
Pub
Pub
Pub