China: Coreia do Norte está disponível para se reunir com EUA e preparar desnuclearização
Nos últimos dias foi noticiado que Kim Jong Un estaria numa visita à China. A confirmação chegou esta quarta-feira, 28 de Março. Ambos os países confirmaram a visita histórica, com o objectivo de reforçar os laços entre os dois países. O líder da Coreia do Norte esteve numa visita não oficial à China entre domingo e esta quarta-feira, revelam as agências de informação, que citam fontes oficiais dos dois países.
PUB
Esta foi assim a primeira viagem conhecida de Kim Jong Un para fora da Coreia do Norte desde que tomou posse, em 2011. E deverá ter servido para preparar uma cimeira que contará com a presença da Coreia do Sul e dos EUA, adianta a Reuters.
Do lado da Coreia do Norte não houve qualquer menção ao abandono das armas nucleares, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China emitiu um comunicado a dar conta dos encontros e a revelar que Kim Jong Un terá mostrado abertura para debater as propostas de paz na península coreana.
PUB
"Tem sido a nossa posição estarmos comprometidos com a desnuclearização na península, de acordo com o desejo do falecido presidente Kim II Sung e do falecido secretário general Kim Jong II", terá dito o líder da Coreia do Norte, citado no comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.
PUB
O mesmo comunicado diz que a Coreia do Norte está disponível para conversações com os EUA e para ser realizada uma cimeira entre os dois países.
"A questão da desnuclearização da península coreana pode ser resolvida se a Coreia do Sul e os EUA responderem aos nossos esforços com boa vontade, criarem um ambiente de paz e estabilidade ao mesmo tempo que se tomam medidas progressivas e sincronizadas para a concretização da paz", terá dito Kim Jong Un.
Saber mais sobre...
Saber mais Kim Jong Un Xi Jinping Coreia do Norte China EUA Coreia do Sul política diplomaciaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda