pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

China impõe tarifas até 35% sobre o brandy europeu por cinco anos

Este é o mais recente episódio de escalada de tensão comercial entre os dois blocos económicos. Líderes europeus e chineses têm uma cimeira marcada para o final de julho, mas ainda não é certo que aconteça.

Tarifas sobre o brandy começam a ser aplicadas já neste sábado, 5 de julho
Tarifas sobre o brandy começam a ser aplicadas já neste sábado, 5 de julho DR
04 de Julho de 2025 às 09:40

A China avançou com a imposição de tarifas aduaneiras sobre o brandy europeu por um período de cinco anos, com o objetivo de impedir a importação de produtos abaixo daquilo que é considerado como um preço justo (uma medida conhecida como anti-dumping).

As taxas vão variar entre os 27,3% e os 34,9%, e vão começar a ser aplicadas às importações de brandy europeu já a partir deste sábado, 5 de julho, noticia a agência Bloomberg.

Segundo o Ministério do Comércio da China, estão previstas exceções a estas tarifas aduaneiras para alguns produtos cujo preço corresponde ao compromisso assumido por associações industriais dos dois blocos económicos. No total, existem 34 produtores de brandy europeu que são elegíveis para evitar esta nova tarifa alfandegária.

A China já tinha adiado por duas vezes a aplicação de tarifas sobre esta categoria de bebidas, como uma forma de usar este elemento como um ponto de uma negociação mais ampla sobre a aplicação de tarifas com a União Europeia (UE). Mas como a UE também decidiu aplicar tarifas até 45% sobre os veículos elétricos importados da China, o país asiático decidiu agora avançar com as tarifas aduaneiras relativas ao brandy.

Estes desenvolvimentos têm feito aumentar as tensões comerciais entre a União Europeia e a China, que segundo a Bloomberg poderá vir a cancelar a presença numa cimeira com líderes europeus que está prevista para o final do mês de julho.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio