Mundo Democratas têm mais um candidato presidencial: a estrela em ascensão Beto O’Rourke

Democratas têm mais um candidato presidencial: a estrela em ascensão Beto O’Rourke

Era um anúncio aguardado mas só agora foi confirmado: o ex-congressista do Texas Beto O’Rourke é candidato à presidência dos Estados Unidos.
Democratas têm mais um candidato presidencial: a estrela em ascensão Beto O’Rourke
Reuters
David Santiago 14 de março de 2019 às 14:58

Beto O’Rourke pôs fim à especulação dos últimos meses e anunciou que vai concorrer à nomeação nas primárias democratas que vão determinar quem irá disputar as presidenciais norte-americanas de 2020 contra o presumível candidato republicano Donald Trump.

O homem que nas intercalares de novembro último ficou próximo de derrotar o republicano Ted Cruz na corrida a senador do estado do Texas anunciou esta quinta-feira que se candidata para servir o povo americano como o "próximo presidente".

Num vídeo publicado no Twitter, O’Rourke diz que os Estados Unidos enfrentam os maiores desafios de que há memória e defende que os mesmos não são superáveis sem um esforço conjunto.

O ex-congressista democrata do Texas adiantou ainda que o lançamento oficial da sua campanha para as primárias do partido Democrata terá lugar durante um comício na cidade onde vive, El Paso, já no próximo dia 30 de março.

Beto O’Rourke é hoje uma estrela em ascensão nos democratas, sobretudo depois de nas últimas intercalares ter dado luta na eleição para senador do Texas, um estado tradicionalmente favorável aos republicanos. É que apesar de ter cumprido três mandatos como congressista pelo Texas, O’Rourke manteve sempre um comportamento discreto, o que tornou ainda mais inesperada a subida ao estrelato político.

Mesmo perdendo a última eleição para senador do Texas, Beto O’Rourke conseguiu níveis recorde de angariação de fundos, o que configura um bom prenúncio se se pensar na importância do dinheiro arrecadado para conseguir uma campanha eficiente ao nível nacional.

O dom da palavra e os discursos imbuídos de mensagens de esperança motivaram comparações com o ex-presidente americano Barack Obama.

Aos 46 anos, tal como Obama quando pela primeira vez concorreu pela nomeação democrata, também O’Rourke é um político jovem. Depois de um encontro entre ambos que decorreu em dezembro, Obama teceu rasgados elogios à forma como O’Rourke se bateu na última campanha eleitoral.

O texano junta-se a um já grande lote de 14 outros candidatos à nomeação nas primárias democratas, entre os quais o senador Bernie Sanders ou as senadoras Elizabeth Warren e Kamala Harris.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI