Donald Trump e Xi Jinping falam ao telefone com guerra comercial em cima da mesa
Há muito que o Presidente dos EUA defendia a importância de uma conversa direta com Xi Jinping. Imprensa chinesa confirma que chamada aconteceu hoje.
- 2
- ...
Era uma conversa prometida há vários dias, mas que com os altos e baixos das tensões comerciais, já não era dada como certa. Donald Trump e Xi Jinping falaram esta tarde ao telefone, uma conversa que se esperava que pudesse atenuar o conflito entre os dois países. A confirmação foi dada pela agência de notícia estatal chinesa Xinhua.
Momentos mais tarde, a CCTV indicou que Xi concordou em continuar as conversações com os EUA a breve trecho e afirmou até que Trump será bem-vindo numa visita à China. O líder chinês terá ainda pedido ao Presidente norte-americano que removesse as "medidas negativas" que acicataram a guerra comercial. De acordo com a transcrição da conversa, da CCTV, Xi voltou a frisar que cumpriu os termos do acordo de Genebra, apesar de os EUA terem dito o contrário.
Apesar de Pequim e Washington terem estado envolvidos em várias negociações em torno das tarifas, esta foi a primeira vez que os dois líderes falaram diretamente desde que Trump tomou posse.
Os dois países têm estado em rota de colisão desde que o Presidente dos EUA anunciou pesadas tarifas a vários países, com a China no topo da lista. As taxas aduaneiras foram depois sendo gradualmente agravadas até chegarem a 145% da parte dos EUA e 125% da parte da China, criando caos nos mercados. Cerca de um mês depois, os dois países chegaram a acordo para reduzirem drasticamente as tarifas (30% dos EUA aos produtos chineses e 10% da China às importações americanas) - mas apenas temporariamente.
Esta semana, Donald Trump disse apreciar o homólogo chinês, mas frisou que considerava "extremamente difícil chegar a um acordo" com Xi Jinping. "Gosto do Presidente XI da China, sempre gostei e sempre gostarei, mas ele é MUITO DIFÍCIL", afirmou o líder norte-americano, na sua rede social Truth, no dia em que as taxas alfandegárias sobre o aço e o alumínio importados pelos EUA aumentaram para 50%.
Trump tem insistido na importância de uma conversa telefónica entre os dois líderes, mas a Bloomberg diz que Xi se tinha mostrado reticente, até agora, preferindo que as negociações sejam feitas por representantes.
*Notícia atualizada com o conteúdo da conversa entre os dois líderes
Mais lidas