Mundo Que sanções foram levantadas ao Irão?

Que sanções foram levantadas ao Irão?

Após longos meses de negociações e do princípio de acordo sobre o nuclear iraniano de Abril passado, as sanções contra o Irão já estão a ser levantadas.
Que sanções foram levantadas ao Irão?
Bloomberg
David Santiago 18 de janeiro de 2016 às 23:03

Por que foram retiradas as sanções?

Quando em Julho passado foi assinado o acordo sobre o nuclear iraniano, ficou definido que Teerão teria de começar por aplicar as medidas previstas e que, só depois de a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmar a boa execução das mesmas, é que as sanções aplicadas ao país desde 2006 poderiam ser levantadas. Essa confirmação chegou este sábado, com aquela agência a certificar o cumprimento das medidas de redução da actividade nuclear do Irão.

 

Que sanções foram levantadas?

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou a revogação de todas as sanções aplicadas a Teerão devido ao programa nuclear secretamente desenvolvido. A União Europeia fará o mesmo, devolvendo o Irão ao comércio internacional, designadamente de petróleo e gás natural. As sanções europeias incidiam ainda sobre as transacções financeiras e bancárias. O Irão também terá acesso a 100 mil milhões de dólares que estavam em contras congeladas por determinação de resoluções das Nações Unidas. Os EUA mantém sanções à banca relacionadas como o terrorismo e direitos humanos.

 

O que fez e terá de fazer o Irão?

Teerão aceitou ser alvo de monitorização. A AIEA fará inspecções periódicas. As autoridades iranianas também se comprometem a reduzir o programa de enriquecimento de urânio durante 10 anos e a limitar o mesmo por um período de 15 anos. As Nações Unidas ficam incumbidas de supervisonar as importações que possam ser usadas no programa. 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI