UE e EUA abordam "parâmetros" para negociação sobre tarifas
Numa conversa telefónica com os responsáveis pela pasta do Comércio da administração Trump, a Comissão Europeia abordou os parâmetros para encetar uma negociação sobre as tarifas em cima da mesa. Mas ainda sem grandes resultados. Bruxelas está a desenhar um "pré-acordo" com os Estados Unidos.
A União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA) discutiram "parâmetros para uma possível negociação" sobre a disputa comercial desencadeada por Donald Trump, disse um porta-voz da Comissão Europeia, esta quarta-feira, 9 de abril.
O comissário europeu com a pasta do Comércio, Maros Sefcovic, teve uma conversa telefónica com o secretário do Comércio norte-americano, Howard Lutnick, e o representante do Comércio norte-americano, Jamieson Greer, na terça-feira, quando discutiram como iniciar negociações, disse o representante europeu.
No entanto, as conversas até aqui avançaram muito pouco e os administrativos norte-americanos parecem não ter um claro mandato do presidente norte-americano para negociar, noticiou a Bloomberg.
A UE está a trabalhar nas bases de um "pré-acordo" com os EUA, escreve a Bloomberg, que define as áreas para negociações, incluindo a redução das suas próprias tarifas, investimentos mútuos, bem como a flexibilização de certas regulamentações.
As chamadas tarifas "recíprocas" de Trump entraram em vigor nesta quarta-feira, 9 de abril, atingindo quase todas as exportações da UE com uma taxa de 20%, a somar às tarifas de 25% sobre aço e alumínio e às também de 25% sobre carros. Trump já prometeu tarifas adicionais sobre madeira,
chips e produtos farmacêuticos.
(Notícia atualizada às 14:35 com mais informação)
Mais lidas