Eurogrupo apoia holandês Frank Elderson para comissão executiva do BCE
Os ministros das Finanças da Zona Euro, hoje reunidos por videoconferência, deram o seu apoio à candidatura do holandês Frank Elderson para se tornar o novo membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE).
"Hoje, o Eurogrupo deu o seu apoio à candidatura de Frank Elderson para se tornar o novo membro da comissão executiva do Banco Central Europeu", informa a estrutura em comunicado de imprensa após uma reunião realizada à distância dadas as restrições relacionadas com a pandemia de covid-19.
PUB
Frank Elderson é atualmente diretor executivo de Supervisão do De Nederlandsche Bank, o banco central holandês.
O Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia determina que as nomeações para a comissão executiva do BCE são feitas "pelo Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada, de entre pessoas de reconhecida competência e com experiência profissional nos domínios monetário ou bancário, sob recomendação do Conselho".
Hoje o Eurogrupo deu o primeiro passo para este processo de seleção, seguindo-se a adoção formal (por procedimento escrito) da recomendação da candidatura de Frank Elderson pelo Conselho, que será depois apresentada aos chefes de Estado de Governo da União Europeia.
PUB
Depois, o Conselho Europeu consultará o Parlamento Europeu e o Conselho do BCE, esperando-se que haja uma decisão final até ao final do ano.
A comissão executiva do BCE é responsável pela execução da política monetária da zona euro, sendo composta pela presidente (Christine Lagarde), vice-presidente (Luis de Guindos) e quatro outros membros, todos nomeados para um mandato não renovável de oito anos.
O novo membro substituirá o luxemburguês Yves Mersch, cujo mandato termina a 14 de dezembro de 2020.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Conselho Europeu Eurogrupo Frank Elderson Conselho do BCE Banco Central Europeu políticaA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda