Galhau diz que corte de juros do BCE é "mais provável em junho" do que abril
O Banco Central Europeu (BCE) vai reduzir as taxas de juro na primavera, sendo que um corte em junho é mais provável do que abril, afirmou o governador do Banco de França e membro do Conselho do BCE, François Villeroy de Galhau, em entrevista à Rádio France Info.
PUB
"Vamos provavelmente cortar juros na primavera e a primavera na Europa é de abril a 21 de junho", disse. "É talvez mais provável em junho - somos muito pragmáticos e vamos ver dependendo dos dados", acrescentou.
Os comentários de Villeroy de Galhau acontecem depois de o Banco de França ter reduzido as suas projeções para a inflação subjacente - que exclui os preços mais voláteis dos alimentos e energia - de 2,8% para 2,4% em dezembro.
A autoridade monetária europeia tem encontros de política monetária a cada seis semanas e tem uma reunião agendada para 11 de abril e outra a 6 de junho. Vários decisores têm apontado para a segunda como sendo a mais provável de dar lugar a uma redução de juros.
PUB
Já na terça-feira, Martin Kazaks, governador do Banco Central da Letónia, afirmou que, se a economia da Zona Euro seguir as previsões do BCE, "então a decisão de começar a reduzir as taxas de juro pode ser feita nas próximas reuniões".
Por sua vez, o homólogo belga, Pierre Wunsch, foi menos específico e reconheceu que os membros do Conselho vão ter de, eventualmente, começar a reduzir as taxas de juro sem estarem completamente seguros de que a inflação vai retornar ao objetivo dos 2%.
Saber mais sobre...
Saber mais Inflação Juros François Villeroy de Galhau Banco da França Pierre Wunsch França Europa Letónia Banco Central EuropeuMais lidas
O Negócios recomenda