Lagarde terá discutido sair do BCE antes do fim do mandato para liderar Fórum Mundial

A presidente do Banco Central Europeu termina o mandato em outubro de 2027, mas segundo o fundador do Fórum Económico Mundial, a possibilidade de renúncia foi discutida em vários momentos
Christine Lagarde, Davos
Michael Buholzer / Lusa_EPA
Negócios 28 de Maio de 2025 às 09:52

A presidente do Banco Central Europeu terá discutido a possibilidade de abandonar antecipadamente o mandato para assumir a presidência do Fórum Económico Mundial, adianta esta quarta-feira o Financial Times.

PUB

A indicação foi dada pelo fundador e ex-presidente da organização, Klaus Schwab, responsável pelo Fórum de Davos - o encontro anual das elites políticas e empresariais nos Alpes suíços.

PUB

Schwab, que abandonou a instituição no mês passado na sequência de alegações de conduta financeira irregular afirmou que já tinham sido feitos preparativos - como um apartamento na Suíça - para Lagarde assumir a liderança da organização antes do fim do seu mandato no BCE, previsto para 2027. A Bloomberg também já tinha apontado essa possibilidade, mas sem apontar esta possibilidade de abandonar antecipadamente o cargo.

Schwab afirmou ao Financial Times que Lagarde esteve no centro de um plano que ambos discutiam "há vários anos" para que ela o substituísse na liderança do Fórum Económico Mundial (FEM).

PUB

A conversa mais recente entre ambos terá ocorrido no início de abril, quando Schwab visitou Lagarde em Frankfurt "para discutir a transição de liderança (FEM). 

PUB

Lagarde, que integra o conselho de curadores do Fórum desde 2008, tem um mandato não renovável de oito anos no BCE, que termina em outubro de 2027. A saída permatura desencadearia uma corrida a um dos mais importantes cargos europeus.

Pub
Pub
Pub